WhatsApp

Pedra da Gávea, a trilha mais completa do Rio de Janeiro

Pedra da Gávea, a trilha mais completa do Rio de Janeiro

A trilha mais completa do Rio de Janeiro

A Pedra da Gávea é o maior bloco de rocha a beira mar do mundo, monólito composto por granito e gnaisse, com 844 metros de altitude acima do nível do mar. O monólito fica localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, na Barra da Tijuca, e seu acesso dá-se através da Estrada do Sorimã, 936.

Quanto tempo demora a trilha da Pedra da Gávea?

A trilha da Pedra da Gávea possui aproximadamente 3.700 metros e seu percurso dura em torno de 02 horas e 30 minutos. A duração total da aventura varia de 05 a 07 horas, dependendo do desempenho de cada participante.

É perigoso realizar a trilha?

É considerada a trilha mais completa da cidade carioca, possui trechos mais técnicos e trechos de escalada. Classificada em nível difícil, faz-se necessário a contratação de um Guia experiente, assim como, a utilização de equipamentos de escalada para garantir uma aventura segura e prazerosa.

Não podemos nos esquecer da temida CARRASQUEIRA, trecho que faz muitas pessoas desistirem de conquistar o cume. Trata-se de uma via de escalada com aproximadamente 30 metros, onde o participante fica sob o domínio do Guia, portanto passa a ser o trecho mais seguro do passeio.

CASO NÃO POSSUA EXPERIÊNCIA, NÃO REALIZE A TRILHA SOZINHO(A)!

Como fazer para visitar a Pedra da Gávea?

A Rio Radical é a empresa recordista neste roteiro desde 2019, realizando aproximadamente 250 subidas por ano e zero índice de acidentes, veja aqui. Os guiamentos acontecem diariamente com guias credenciados pelo Ministério do Turismo com experiência no roteiro.

O Parque Nacional da Tijuca não cobra um valor para entrar, seu custo será com a contratação de guia e com sua alimentação e hidratação. Atenção, sua vida e sua experiência na trilha não valem a economia de ir sem guia.

É cobrado um valor de R$176,00 por pessoa, neste valor está incluso o Guia credenciado e perito no roteiro, equipamentos de segurança, kit primeiros socorros, monitoramento remoto, seguro de acidentes pessoais e fotos nos melhores ângulos.

Quais as recomendações para realizar a trilha da Pedra da Gávea?

1. Uso de calçados aderentes que irão te dar mais segurança na caminhada, evite calçados novos que não foram usados anteriormente.

2.      Mochila pequena para levar os pertences, o ideal é levar somente o necessário, evite subir com mochila pesada.

3.      Roupas de cores escuras, por se tratar de uma trilha com muito tato, o participante acaba limpando as mãos na roupa de maneira natural.

4.      Para a hidratação é recomendável 02 litros de água, pois na metade da trilha existe uma nascente para reabastecer, isotônico ou repositor hidroeletrolítico.

5.      Para a alimentação é recomendável alimentos ricos em fibra e carboidrato, tipo barras de cereal e sanduíche natural, mais dicas aqui. Vale ressaltar que na entrada da trilha existe a lanchonete da MEIRE, onde os Guias se reúnem para tomar café. 

 

 

 

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.