WhatsApp

O Malabarismo como forma de inserir crianças carentes no mundo da arte

O Malabarismo como forma de inserir crianças carentes no mundo da arte

 

Meu nome é Pedro, sou Geógrafo e trabalho como malabarista dentro da pegada do entretenimento em eventos.
A ação do Morro da Urca (12 de outubro de 2019) foi um marco pessoal e profissional em muitos aspectos para mim. Primeiro, por ser uma das minhas experiências iniciais apresentando e ensinando malabarismo exclusivamente a crianças. Segundo porque minha formação é com foco em Meio Ambiente e a ação ocorreu em um ambiente natural e geograficamente diverso. Vejo um valor enorme na educação ambiental as pessoas, principalmente jovens.

O que foi a Ação do Morro da Urca?

A Rio Radical, empresa de ecoturismo e turismo de aventura, realizou no dia das crianças do ano de 2019 uma ação beneficente com o projeto social Cuida Bem de Mim. O futuro é agora, nome dado ao evento, levou cerca de 40 crianças a trilha do Morro da Urca. Caminhada que conduz ao monumento mais conhecido do Rio de Janeiro, o Bondinho do Pão de Açúcar.
As crianças fazem parte do projeto Cuida Bem de Mim, localizado em Nova Iguaçu, em um bairro onde a desigualdade social e o descaso predominam. O projeto dá luz e esperança à vida de muitas dessas crianças que só se alimentam, estudam e tomam banho quando é dia de ir à igreja, idealizadores e sede do projeto. Quem dirá trilhar, e ter contato com uma natureza tão exuberante.
Caminhada leve, contato com a natureza, prática de educação ambiental, acompanhamento de pedagogas, distribuição de brinquedos e o malabarismo foram proporcionados às crianças na Ação do Morro da Urca.

Morro da Urca

O malabarismo na ação O Futuro é Agora

Eu acredito muito no encantamento que o malabarismo é capaz de gerar desde o primeiro contato, ao ensinar corretamente as etapas com 1, 2 e finalmente 3 bolinhas. As crianças carregam um brilho no olhar de curiosidade que é imediatamente seguido pela expressão de “Caramba! É possível!!”.
A interação tende a ser extremamente divertida e leve. Até mesmo os professores e adultos próximos ficam inclinados a tentar também. É em muitos sentidos renovador!

O objetivo maior por de trás da prática

Grande parte dos participantes se envolvem só na hora no evento, porém uma parcela menor fica se apaixona pela ideia e passa a procurar mais oportunidades para praticar. É este tipo de encantamento duradouro que busco criar, ainda mais tendo em mente a realidade na qual as crianças do projeto vivem, famílias muitas vezes desestruturadas e carentes, onde é comum os jovens precisarem pedir dinheiro após a escola por ordem dos próprios pais.

Para essas pessoas a arte pode acabar se tornando uma alternativa para facilitar a jornada atrás de dinheiro na rua. Dependendo do caso, elas podem resolver levar o malabarismo como opção profissional, procurando iniciativas sociais como o circo Crescer e Viver mesmo não se tornando uma das atividades mais feitas pelo jovem, é inegável que esta prática melhora as habilidades psicomotoras de quem faz. Além de trazer diversos benefícios à saúde, como o aumento da massa cinzenta do cérebro que está diretamente associada ao raciocínio lógico e percepção espacial. Em muitos níveis diferentes, o malabarismo é capaz de gerar impacto positivo em alguém. Depois de perceber tudo isso, eu tomei como meta apresentar e ensinar-lo ao máximo de pessoas que eu puder durante a minha carreira.

Morro da Urca

Experiência do Geógrafo e malabarista e também voluntário na ação das crianças

Em suma, foi incrível e uma honra para mim fazer parte da iniciativa da Rio Radical na ação no Morro da Urca. Agradeço de coração o convite e os esforços da equipe que fez isso ser possível. Vocês mudaram minha vida, e mais importante ainda, vocês tornaram o Dia das Crianças dos alunos do projeto Cuida Bem de Mim um dia muito especial e marcante!

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.