WhatsApp

Limpando Trilhas

Limpando Trilhas

Somos e acreditamos na mudança. Temos a vida como nosso bem maior. Um dia, ações como essas não serão mais necessárias. Mas para que isso ocorra, a luta na prática se faz imprescindível: trabalhar ideais e novos hábitos dentro das ações de limpeza. Nunca se trata somente de recolher lixo, pois tentamos, também, plantar novas ideias e visões em cada coração presente nas ações, levando um modo de vida mais sustentável para todos.



Afinal, o que é o Limpando Trilhas?

Somos um projeto sem fins lucrativos, que visa ao bem-estar do meio ambiente e pensa no futuro das próximas gerações. Nosso objetivo é minimizar o impacto das visitações turísticas em ambientes naturais (turismo predatório), conscientizando sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e levando educação ambiental à sociedade.

O projeto sustentável surgiu após a empresa de ecoturismo e turismo de aventura Rio Radical deparar-se com a presença de resíduos sólidos descartados irregularmente por frequentadores das trilhas cariocas. O ecoturismo prevê a utilização do ambiente natural sem prejudicá-lo, promovendo a conscientização e o bem-estar das populações envolvidas. É dever das empresas de turismo natural priorizar estes preceitos. Foi assim que nasceu o projeto “Limpando Trilhas”.

E como isso acontece?

Organizamos uma ação por mês em diferentes ambientes naturais, levando esclarecimento sobre os impactos ambientais que todos os resíduos descartados irregularmente, fruto do consumo demasiado (plásticos) e de gestos mal-educados, causam no nosso ecossistema. Tendo ciência que conhecimento gera responsabilidade, acreditamos em uma tomada de consciência humana por meio de nossas ações.

Pessoas de diferentes idades e locais do Rio de Janeiro se inscrevem nas mídias sociais (quando há convocação) e se propõem a ajudar como voluntárias. Essa circulação de pessoas com diferentes vivências promovem uma maior propagação dos nossos ideais.

No que acreditamos

Como grupo, executamos ações voltadas à educação ambiental. O propósito de cada ação é a maturação de novas ideias, novos frutos. Acreditamos fielmente em um mundo melhor, baseado em novas atitudes.

Para que isso aconteça, precisamos atingir o máximo de pessoas possíveis!

As ações são, portanto, de suma importância. São elas que mudam a forma como todos se relacionam com a natureza e fazem com que se sintam pertencentes a ela. Além disso fomentam a ideia de que a mudança começa a partir de nossos atos. Afinal, um lixo a menos importa, sim!

“A mudança começa a partir de nossos atos. Um lixo a menos importa, sim!”

Visão do projeto

Visamos propagar uma ideia, propagar a conscientização, propagar bons atos. Necessitamos conscientizar a população sobre seus atos e suas consequências. Precisamos mostrar que o planeta Terra é também é o nosso lar! Por isso devemos sempre cuidar e preservar.

Órgãos e comunidades internacionais ambientais mapeiam as consequências de nossos maus-hábitos. Os dados que a ONU traz, por exemplo, são alarmantes. Mostram que anualmente são lançados 8 milhões de toneladas de lixos no mar, e em 2050 a estimativa é que haverá mais lixo no mar do que peixes. Nossa natureza, de modo geral, pede socorro!

“O planeta Terra também é o nosso lar! Por isso devemos sempre cuidar e preservar”

Como as ações impactam a cidadania, a comunidade e a sustentabilidade

Os conteúdos tornam-se impactantes a partir das ações e com a veiculação nas principais redes sociais, convocando o público a conhecer e participar, bem como estender o conhecimento, as perspectivas e os resultados dessas ações a mais pessoas.

Limpar trilhas próximo a residências faz com que a população local se interesse pelo projeto e interaja. É frequente moradores fornecerem lanches, ajudarem com o transporte de lixo e apoiarem com palavras, pois infelizmente o que costumam presenciar é a utilização abusiva, com barulho e lixo nas trilhas.

Elaboração:
Bruna Couto
Marcelle Rangel
Samuel Rosa

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.