WhatsApp

Esporte de aventura radical na Pedra da Tartaruga

Esporte de aventura radical na Pedra da Tartaruga

A Pedra da Tartaruga fica em uma região de natureza selvagem, cercada de montanhas verdes e praias a perder de vista, em Barra de Guaratiba. A panorâmica compensa o esforço da trilha de dificuldade moderada para chegar até lá. Você vai esquecer que está próximo da agitação urbana do Rio sem precisar ir muito longe.


O rapel sob a água verde esmeralda é o cenário perfeito para uma aventura radical e inesquecível. A via tem um grande diferencial: cerca de 35m dos 45m são de rapel negativo, quando não há apoio para os pés. Ideal para os mais aventureiros e, também, estreantes já que a inclinação da rocha na parte positiva começa suave.

Para ficar ainda melhor, a geografia do lugar é perfeita para a prática de outro esporte radical: o pêndulo. Essa modalidade proporciona uma emoção diferente do rapel, com movimentos de vai e vem da corda que traz a sensação de estar voando. Aproveite para contemplar a paisagem, se divertir e fazer acrobacias para caprichar nas fotos.

Leia mais sobre essa aventura radical na Cidade Maravilhosa!

Um lugares mais cênicos do Rio de Janeiro para praticar rapel é a recompensa da trilha da Pedra da Tartaruga, em Barra de Guaratiba. A panorâmica para as Praias Selvagens, Grumari, Prainha, Recreio, Pontal e Barra da Tijuca impressiona e faz o percurso de dificuldade moderada parecer mais que justo. Uma região abundante em belezas naturais e que abriga parte da maior floresta urbana do Brasil e uma das maiores do mundo: o Parque Estadual da Pedra Branca, onde também encontramos a famosa Pedra do Telégrafo. É um destino imperdível para quem quiser “zerar” a Cidade Maravilhosa.

Como é a trilha da Pedra da Tartaruga?

São cerca de 50 minutos de caminhada, com as árvores aliviando o sol na maior parte do tempo. Há algumas subidas e descidas, mas também trechos planos que nos poupam energia para a parte mais desafiadora. No caminho, é empolgante ver o objetivo final no formato que justifica o seu nome.

A subida mais íngreme está nos últimos 10 minutos e vai te fazer sentir orgulho ao completá-la. Mas, não tenha pressa e contemple a vista incrível para a Praia das Conchas (ou dos Búzios) e do Perigoso enquanto recupera o fôlego. A terra é um pouco escorregadia nesta parte, por isso recomendamos um tênis adequado.

Ao chegar na cabeça da Tartaruga, vai ser difícil decidir qual é o ângulo mais bonito dos 360º. Sem dúvida é um dos locais mais lindos do Rio de Janeiro, cercado de montanhas verdes e mar. A descida de rapel acontece sob a água verde esmeralda e convidativa da Praia do Perigoso, que pode ser a sua próxima parada já que fica a poucos minutos de caminhada.

O rapel negativo:

rapel_pedra_tartaruga

Qualquer pessoa com no mínimo 120kg, 1m de altura e 6 anos consegue praticar rapel na Pedra da Tartaruga. Por ter uma inclinação gradual e suave, é ideal também para estreantes nesse esporte de aventura. Dos 45 metros, cerca de 35 são negativos: sem rocha para apoiar os pés. Nesse momento fica ainda mais fácil apreciar a paisagem que estará à sua frente. Vai sentir-se livre como um passarinho ao enxergar as praias de um ângulo que só eles poderiam…

Para manipular a corda é simples, basta puxar o nó e deixar o peso do corpo te levar para baixo. Ela vai travando, até que você puxe novamente. Se soltar, fique tranquilo porque não desce de jeito nenhum. Temos os melhores equipamentos e qualidade técnica para que a sua única preocupação seja curtir o momento. Um instrutor estará o tempo todo ao seu lado e é possível descer com mais cinco pessoas para compartilhar este momento único. O registro feito por fotógrafo com câmera profissional é cortesia.

O famoso Pêndulo da Pedra da Tartaruga

Depois do rapel, uma emoção diferente o aguarda! Com movimentos de vai e vem da corda, o pêndulo vai completar um dia pra nunca mais esquecer. Apenas relaxe e deixe o instrutor impulsioná-lo enquanto você brinca de voar e capricha nas poses para uma foto divertida. O caminho de volta ao topo é por uma pequena trilha de 5 minutos e degraus na rocha na parte final. Nada demais depois de tanta adrenalina, não é mesmo? Definitivamente o combo ‘trilha + rapel + pêndulo’ vai te proporcionar uma aventura radical e inesquecível! Adrenalina, superação de limites e diversão : check!

pendulo_pedra_tartaruga

Estamos completando 5 anos de atividades e temos orgulho de ser referência no turismo de aventura e esportes radicais no Rio. Todos os dias da semana temos uma aventura para você em grupos privados ou mistos porque A RIO RADICAL NUNCA PÁRA!!! Venha se aventurar com a gente!!!

Onde fica a Pedra da Tartaruga? Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio
Grau de dificuldade da trilha: moderada
O que levar: 2L de água, lanche leve, protetor solar, repelente e sacola para descartar o lixo que produzir.
O que usar: roupas confortáveis, calçado adequado para trilhas e um boné/chapéu.
Autor: Monique Mendes, jornalista e @nativadomundo

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.